segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Hipoglicemia. Como descobri que tinha.

Hipoglicemia crônica
A obrigação da comida

Tudo começou com sintomas que passei a sentir quando jogava futebol. Em alguns jogos parecia que o equilíbrio do corpo não estava legal. Os reflexos ficavam comprometidos e eu não conseguia fixar muito bem a vista. Era como se eu estivesse meio fora do ar, meio fora de sintonia. Em jogos de futebol de salão, às vezes ia pisar sobre a bola para dominá-la e ela passava sob meu pé. Isso me mostrou que também a noção de distância estava ficando comprometida juntamente com os reflexos e a coordenação motora. Não tardou a aparecerem sintomas mais evidentes da hipoglicemia. No horário do almoço, eu ia para casa caminhando, e havia dias em que sentia a pressão cair e suava de molhar toda a camisa. Junto com isso batia uma fome fora do comum. Uma vontade de comer um boi inteiro. Então resolvi consultar meu médico de confiança, e ele decretou: você sofre de hipoglicemia. Muito provavelmente seu organismo não tem a enzima que é responsável pela quebra do açúcar antes de a mesma ser transportada para o sangue. Esse diagnóstico veio porque não se tratava de uma crise de hipoglicemia eventual, o que é comum e pode ocorrer com qualquer pessoa, mas de sintomas frequentes. Isto é, não se tratava de um episódio de hipoglicemia, o fato é que eu sofro do mal de forma permanente ou crônica.
E junto com o diagnóstico veio a dieta: alimentação de 3 em 3 horas, com preferência para alimentos ricos em carboidrato. Disse o médico que para o meu caso o açúcar deveria ser abolido da alimentação. Explicou que no caso de a glicose estar muita baixa, a ingestão do açúcar pode fazer com que a glicose suba de forma muita rápida, o que pode causar um choque de graves consequências ou levar a um terrível mal-estar. E de fato, se me alimento do açúcar ou como qualquer alimento muito adocicado, o mal-estar é imediato. Se faço isso durante a crise de hipoglicemia, o mal-estar é pior ainda.
A dieta para o meu caso consiste na ingestão de alimentos ricos em carboidrato (pão, bolacha, arroz, macarrão, batata etc.). Isso porque o carboidrato, após digerido pelo organismo, se transforma em açúcar. Como essa transformação é lenta, o açúcar chega ao sangue sem causar mal-estar. Isto é, eu me alimento do açúcar de forma indireta. Isso vale para as frutas. Tenho que dar preferência para aquelas menos adocicadas. Banana, por exemplo, não posso comer se não for durante as refeições (durante o almoço ou jantar). Se como ela sem acompanhamento, tenho problemas. Orientou-me o médico que de preferência devo comer frutas (maçã, ameixa, pêssego etc.) sem descascar porque a casca torna a digestão mais lenta, o que para mim é vantajoso.
Não sofro tanto com os sintomas da hipoglicemia porque sigo a risco a dieta. E também não há como não seguir. Se eu fico sem comer por 3 horas e meia a 4 horas, o bicho pega. O mais chato de tudo isso é que você fica na obrigação de comer, o que interfere significativamente na sua vida. Se vai sair tem sempre que levar algo pra comer. Se está no meio de uma reunião, tem que sair pra se alimentar. Se está no meio de uma atividade legal, tem que abandonar pra se alimentar. Isso vai transformando sua vida social num inferninho. A hipoglicemia passa a controlar você. É sua senhora, e você o escravo.   

Se o escravo desobedece à senhora e fica muito tempo sem se alimentar, tem início o mal-estar. Primeiro a sensação de que algo está apertando minha cabeça, depois uma sensação de formigamento nos lábios, palidez, a pressão despenca e dá-lhe suor. A camisa fica toda molhada. Nessa hora vem um apetite de comer um boi inteiro. Mas se não me alimento nessa hora, daí a pouco começo a ter um princípio de enjôo, o apetite vai embora e tenho que comer na marra.

2 comentários:

  1. Sei muito bem o que é isso.Tem hora que da preguiça de comer.Eu tento nao comer tanto carboidrato se comer tento comer os integrais.Ja percebi que da uma diferença se diminuir.A minha maldição é o sono.Se passar do horário a primeira coisa é sono,muito sono.Se de madrugada,pesadelos, coração dispara ,tremedeira mas dai é so comer alguma coisa que passa.Engraçado vc dizer que não come banana porque como bastante principalmente quando estou na rua porque é pratica.Frutas nao pioram os sintomas pra mim pelo menos.

    ResponderExcluir
  2. Nana, em relação à banana, cada caso é um caso. Pode ser que minha rejeição à fruta seja por problema no estômago e nada tenha a ver com a hipoglicemia. Se não te faz mal, melhor assim porque a banana é uma fruta muito saudável. Sobre os sintomas da hipoglicemia, se você não se alimenta seguindo rigorosamente os horários, é certo que vão incomodá-la. E não tem jeito, você não consegue dormir com hipoglicemia. O jeito é ir lá fazer um lanchinho, ainda que não tenha fome. Não sei se acontece com você, mas quanto mais demoro para me alimentar nesses episódios, mais demora depois para a coisa se estabilizar.

    ResponderExcluir